domingo, 22 de janeiro de 2012

Estudando a Moda...As Feiras pelo Mundo.

O Brasil podemos dizer que é um país que dita a moda seja as vezes um pouco a frente ou as vezes com um certo atraso diante de tudo oque acontece nos outros trópicos, afinal cada um possue suas estação extremamente distintas. Quem trabalha no mundo da moda procura sempre estar atenta a tudo oque acontece tanto aqui como lá e até mesmo nas mais variadas feiras, sejam elas de tecidos, sapatos e acessórios até mesmo as grandes feiras de presentes, decorações, brinquedos e cosméticos e acontecem pelo mundo a fora. Sim existem inúmeras feiras as vezes todas uma bem seguida da outra e haja sola de sapato e muito energia para correr atrás de todas essas informações que saem fresquinhas das feiras correndo para as mesas em meio aos papéis e lápis, canetas e réguas embusca de uma nova criação não importa a área. Para se trabalhar na área de moda assim como em todas as outras é preciso muito estudo e dedicação, nas basta apenas pegar uma peça de um país vizinho e copiar, mas sim criar e recriar, isso sim é um grande desafio não importa a área muito menos o estilo. Um tema sempre é escolhido para você ter um ponto de partida. Mas para que isso aconteça é preciso se conhecer os matérias e sempre fazer uma prova de como o produto vai ficar. uma das Feiras como a Premiere Vision é uma das grandes feiras nacionais onde você um bom designer consegue ficar por dentro de tudo oque oque "Coolhunters" estão planejando para suas criações na próxima estação. Não basta seguir tendências e sim inovar não apenas hoje mas sempre. Uma cartela Pantone n]ao é um produto barato para se ter dentro de um ateliê, mas extremamente importante pois ele é quem vai servir de base para as próximas estações assim como a criação de texturas, estampas e tudo mais. E isso não apenas em um ateliê de roupas de grandes ou pequenas marcas, e sim em todos os segmentos. As estampas e tecidos que serão a próxima tendência assim como estampas de bichos, tweed, lurex, novos angulos no aspecto xadrez tudo tem um grande trabalho envolvido e sempre com muita dedicação e tempo dedicado. Quer conhecer alguns desses materiais de pesquisa??
As fichas de referência são sempre acompanhadas por um tecido base e algumas cores possíveis a serem aplicadas a ele, nem sempre é um tarefa fácil. Assim como essas fichas servem de inspiração para criar o croquis, é o primeiro passo para se saber se sua criação dará certo ou não.
Releituras de tecidos que já foram a sensação em décadas atrás tem sido uma grande pedida mas é preciso muita atenção na hora criar, para quem trabalha com Moda e tem isso no coração como uma profissão séria copiar esta simplesmente fora do seu dicionário, o mais importante é recriar ou adaptar alguns detalhes a os tempos de hoje.
Uma grande curiosidade é a ultima cartela de cores para o inverno 2012/2013 ele lembra em muito as cores do inverno de 2008, e nem por isso deixa ser alvo marcante nas coleções. Afinal não adianta apenas o mercado ditar oque temos que usar se não nos identificarmos com oque esta surgindo nas passarelas e oque vai daqui alguns dias estar nas vitrines do nosso mercado.

Tecidos tecnológicos estão surgindo cada vez mais e entrando com tudo nas coleções para mostrar que podemos sair do simples algodão e nos adaptarmos as novas tecnologias criadas pensando especialmente no novo mercado de consumo que muda um pouco mais a cada dia.
Ou Seja...A Moda, falar de moda, criar e estudar, não é simplesmente colocar uma roupa e usar uma maquiagem falando que é tendência, que é lindo e que gostou, por trás de todas essas criações existe um trabalho extremamente delicado que podem ter certeza, ele é sempre feito com muito amor, e muitaaaa dedicação pois os processos são enormes!!!
Em breve mais detalhes sobre como funciona o mercado da moda.
Kisses
Lara

Nenhum comentário: