quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A lista de possibilidades...

Já ouviu falar da lista de possibilidades? Bom eu costumo falar nela para minhas amigas depois de que comecei a adotar em casos extremos. Eu não me lembro de onde eu ouvi sobre ela pela primeira vez. As vezes acho que foi em Friends, ou em algum filme. Mas comecei a adotar sempre que acontece uma duvida muito forte sobre algum assunto. Trabalho, vida pessoal, relacionamento essas coisa. Bom já passei por muitaaa coisa. E muitas pessoas depois que me conhecem me perguntam como consegui superar tudo. Bom o primeiro passo é você reconhecer que existe algum problema, e conforme for procurar ajuda. Já aconteceu no começo da marca as meninas ficarem sabendo que tive depressão(fato que não escondo de ninguém) e que sempre quando encontro alguém no mesmo quadro eu sento e converso contando como foi e indico que procure ajuda. Mas o primeiro passo mais difícil nesse caso é a aceitação. Bom deixando esse assunto de lado, falo dele outro dia, e vamos voltar a lista. Mas afinal de que se trata uma lista de possibilidades? Bom ela se trata de você listar os lados positivos e negativos de um acontecimento. Seja no trabalho, relacionamento, contas, algo que te incomoda e por ai vai. Mas você tem que ter o foco em oque realmente deseja estar analisando. Um dia sentei com uma amiga que estava com problemas no relacionamento e simples mente peguei um caderno e dei para ela. Ela me olhou e perguntou que faria com aquilo. Na mesma hora disse: Uma lista amiga. Uma lista de pontos positivos e negativos sobre esse assunto. Ela me olhou e falou que eu não estava entendendo oque estava acontecendo. Falei que estava sim e mostrei para ela um outro caderno com uma das minhas ultimas listas.(Gente faço isso sempre, principalmente quando se trata do meu trabalho.) Ela pegou a lista e olhou de cabo a rabo e me questionou em como conseguia fazer isso. Simples, começando. Uma lista dessas dificilmente você consegue fazer de uma hora para outra, é o tipo da coisa que vem aos poucos, afinal quem lembra de pontos positivos e negativos de uma hora para outra, nunca!! Na maioria da vezes vocês lembra apenas dos fatos positivos, por isso falei para ela que seria o tipo de coisa que ela poderia levar até uma semana para fazer ou até um pouco mais. Mas teria que escrever tudo que estava relacionado aquele assunto. O mais difícil nisso e começar, mas depois que você começa, a coisa vai fluindo. Mas essa lista Lara, serve para que?? Gente uma lista dessas você vai ler, reler, reescrever, riscar algumas coisas, incluir novamente, e por ai vai. É o tipo de coisa impressionante que acontece, as vezes algumas palavras ajudam a você chegar a um resultado, ou as vezes apenas uma faz todo esse papel. Já cheguei a fazer uma lista com mais de 30 caracteristicas, (olha que são muitas) e apenas uma depois de tanto ler me ajudou a tomar uma atitude. Falo que é algo mágico as vezes. Acaba funcionando como uma analise pessoal. Mas ajuda demais!!! Bom, voltando a minha amiga. Ela começou a lista em casa e ficou quieta. Passou mais de uma mês e depois ela me ligou do nada e falou que a lista ajudou ela demais mesmo. E como fazer essa lista?? Simples!!! Lados positivos e negativos, mas nada de colocar uma barra no meio, e negocio é pegar páginas diferentes para você não ficar vendo nada lado a lado, você vai simples mente relacionar tudo.e aos poucos com o tempo você vai lendo e destacando o que chamar mais sua atenção. Vale apena a tentativa, e indico demais! Que tal você tentar também?!

Nenhum comentário: